O CACAU SERÁ UM DOS INGREDIENTES NA GASTRONOMIA DA COP30

Na COP30, que será realizada em novembro deste ano em Belém (PA), a gastronomia brasileira terá papel de destaque. O chef paraense Saulo Jennings, conhecido por representar o Brasil na COP28 em Dubai, será um dos responsáveis por preparar os cardápios servidos aos chefes de Estado. Ingredientes típicos como pirarucu, tacacá, jambu e cacau devem […]

Na COP30, que será realizada em novembro deste ano em Belém (PA), a gastronomia brasileira terá papel de destaque. O chef paraense Saulo Jennings, conhecido por representar o Brasil na COP28 em Dubai, será um dos responsáveis por preparar os cardápios servidos aos chefes de Estado. Ingredientes típicos como pirarucu, tacacá, jambu e cacau devem compor os pratos oficiais do evento, reforçando a identidade culinária da região amazônica.

Jennings, que também é Embaixador Gastronômico da ONU Turismo, trabalha há dois anos na preparação para a COP30. Entre os pedidos do presidente Lula está a reserva de seu barco-restaurante em Santarém para possíveis encontros bilaterais. Um dos pratos já planejados é um peixe filhote inteiro assado na brasa.

Além dele, os chefs paulistanos Bel Coelho e Jefferson Rueda foram convidados a criar pratos inspirados nos biomas brasileiros. Bel pretende usar ingredientes amazônicos como castanha-do-pará, cumaru, cacau, bacuri e tucupi. Ela planeja pratos como peixe com caldo de tucupi, purê de banana e sobremesas com chocolate e frutas nativas.

A proposta dos chefs é aliar sabor à sustentabilidade, evitando o uso de espécies ameaçadas e destacando a importância da bioeconomia. Também estão sendo feitos investimentos em capacitação, louça artesanal e apresentação dos ingredientes, mostrando o potencial da Amazônia para além dos estereótipos. Outro nome de peso, o chef Thiago Castanho, também está envolvido, oferecendo consultoria para delegações interessadas em eventos exclusivos durante a conferência.

Fonte: Cacau Hoje com informações O Globo

 

Leia mais