NOVA ESTRADA EM ABIDJAN MELHORA LOGÍSTICA DO CACAU E BENEFICIA EXPORTAÇÕES AFRICANAS

Abidjan, 26 de maio de 2025 – A Costa do Marfim deu um passo importante para melhorar sua infraestrutura logística com a inauguração de uma nova estrada em Abidjan. A via visa desafogar o trânsito crônico da capital e facilitar o transporte de mercadorias como o cacau, principal produto de exportação do país. Com investimentos […]

Abidjan, 26 de maio de 2025 – A Costa do Marfim deu um passo importante para melhorar sua infraestrutura logística com a inauguração de uma nova estrada em Abidjan. A via visa desafogar o trânsito crônico da capital e facilitar o transporte de mercadorias como o cacau, principal produto de exportação do país.

Com investimentos de cerca de 900 milhões de euros, financiados pelo Banco Africano de Desenvolvimento, a obra integra o Projeto de Transportes Urbanos de Abidjan (PTUA) e compreende 80 km de novas vias. A melhoria já traz impactos positivos: a redução no tempo de deslocamento de caminhões ajuda a evitar perdas na cadeia produtiva e favorece o escoamento para o porto de São Pedro, por onde o cacau é exportado.

Além de contribuir com a mobilidade urbana, a estrada também serve como corredor estratégico para o comércio com países vizinhos como Mali e Burkina Faso. Apesar do reassentamento de milhares de famílias, autoridades destacam que muitas delas foram realocadas para habitações mais seguras e estruturadas.

A nova infraestrutura chega em um momento crítico para o setor, com a produção ameaçada por fatores climáticos. A expectativa é que o projeto contribua para fortalecer a posição da Costa do Marfim no mercado global de chocolate.

Fonte: Cacau Hoje com informações de RTP Notícias

 

Leia mais