MELHORA CLIMÁTICA NA ÁFRICA PRESSIONA QUEDA NOS PREÇOS DO CACAU

Em 5 de maio de 2025, os preços do cacau sofreram forte queda devido à melhora nas condições climáticas na Costa do Marfim e em Gana, favorecendo o desenvolvimento das plantações. Agricultores relataram florescimento das plantas e melhoria nas lavouras após chuvas recentes. Além disso, os estoques monitorados pela ICE nos EUA cresceram, alcançando o […]

Em 5 de maio de 2025, os preços do cacau sofreram forte queda devido à melhora nas condições climáticas na Costa do Marfim e em Gana, favorecendo o desenvolvimento das plantações. Agricultores relataram florescimento das plantas e melhoria nas lavouras após chuvas recentes.

Além disso, os estoques monitorados pela ICE nos EUA cresceram, alcançando o maior nível em sete meses, o que contribuiu para a pressão nos preços. Também pesou a redução na demanda, com a Hershey e a Mondelez relatando queda nas vendas do primeiro trimestre, impactadas pelos altos custos e incertezas econômicas.

A produção da Nigéria aumentou 24% em março, segundo a Bloomberg, o que também contribuiu para a desvalorização. Apesar disso, a baixa qualidade da safra intermediária da Costa do Marfim pode conter quedas maiores, com processadores rejeitando parte dos grãos.

Previsões apontam que a safra intermediária do país será 9% menor este ano. Embora os dados mais recentes mostrem crescimento nas exportações da Costa do Marfim, o ritmo diminuiu desde dezembro. Por outro lado, a moagem global de cacau apresentou quedas menores que o esperado, indicando uma demanda ainda razoável.

Fonte: Cacau Hoje com informações Barchart

Leia mais