PHYTOPHTORA MEGAKARIA, A DOENÇA QUE COLOCA EM RISCO O FUTURO DO CHOCOLATE

  Com a aproximação do Dia dos Namorados, os apreciadores de chocolate podem enfrentar uma preocupação além de escolher a caixa ideal de doces. O cacau, ingrediente essencial do chocolate, está sob ameaça. Uma doença chamada podridão da vagem negra está afetando as vagens de cacau, prejudicando as plantações e colocando em risco o fornecimento […]

 

Com a aproximação do Dia dos Namorados, os apreciadores de chocolate podem enfrentar uma preocupação além de escolher a caixa ideal de doces.

O cacau, ingrediente essencial do chocolate, está sob ameaça.

Uma doença chamada podridão da vagem negra está afetando as vagens de cacau, prejudicando as plantações e colocando em risco o fornecimento mundial de chocolate. A doença, provocada por um organismo que murcha as vagens e destrói os grãos, tem gerado preocupação entre os agricultores. Uma cepa, a Phytophtora Megakarya, já dizimou até 80% das plantações de cacau em algumas regiões da África.

Agora, cientistas da Universidade da Flórida, em parceria com pesquisadores da Costa Rica e uma empresa do setor de confeitaria, estão em busca de uma solução. A pesquisadora da UF, Mariana Herrera Corzo, está analisando diferentes variedades de cacau para identificar aquelas com resistência natural.

“Quando tratamos de reprodução, é essencial garantir que os materiais sejam resistentes a todas as variantes das espécies envolvidas”, explicou Corzo. “Neste caso, a doença é provocada por várias espécies, por isso, a resistência precisa abranger todas elas.”

Embora a cepa ainda não tenha alcançado as Américas, Corzo alerta que é apenas uma questão de tempo. Os pesquisadores esperam finalizar o estudo ainda este ano, com a esperança de garantir a segurança do chocolate no futuro.

 

Leia mais