Após o reconhecimento internacional conquistado pelo café, a Indonésia pode ter no chocolate seu próximo grande embaixador cultural. A avaliação é da vice-ministra da Economia Criativa, Irene Umar, que destacou o potencial do produto local durante visita a Badung, Bali.
Em declaração oficial, Irene elogiou a atuação de uma empresa balinesa que vem ganhando destaque ao transformar o cacau local em chocolate premium com identidade própria. Segundo a vice-ministra, a marca tem se diferenciado ao construir narrativas envolventes em torno de cada sabor, transformando o consumo em uma experiência emocional.
A vice-ministra ressaltou que o modelo adotado por essa iniciativa pode servir de inspiração para outros empreendedores do setor criativo. Ao citar o sucesso nacional do café, Irene afirmou que o chocolate tem o potencial de gerar ainda mais conexão emocional com os consumidores.
Durante a visita, Irene reafirmou o compromisso do governo com a valorização do setor culinário como pilar da economia criativa. Entre os exemplos de inovação, ela citou o chá de casca de cacau, uma bebida semelhante ao chá tradicional, feita a partir de resíduos do fruto, como exemplo de como agregar valor e promover sustentabilidade na cadeia produtiva.
Além do sabor e da qualidade do produto, Irene enfatizou a importância de fortalecer todo o ecossistema envolvido: desde os agricultores e artesãos até especialistas em sabor, designers e contadores de histórias.
Fonte: Cacau hoje com informações de En Antaresnews.com
