LÍDER PARLAMENTAR GANAENSE SE MOVIMENTA PARA FORTALECER O SETOR DO CACAU COM LANÇAMENTO DA COFAAA

O presidente do Comitê Parlamentar de Assuntos Agrícolas e Cacau de Gana, Dr. Godfrey Seidu Jasaw, destacou nesta sexta-feira (23) a importância da cooperação entre governo, produtores e entidades setoriais para revitalizar o setor cacaueiro do país. Durante o lançamento do capítulo ganês da Associação Africana de Produtores de Cacau (COFAAA), em Acra, o parlamentar […]

O presidente do Comitê Parlamentar de Assuntos Agrícolas e Cacau de Gana, Dr. Godfrey Seidu Jasaw, destacou nesta sexta-feira (23) a importância da cooperação entre governo, produtores e entidades setoriais para revitalizar o setor cacaueiro do país. Durante o lançamento do capítulo ganês da Associação Africana de Produtores de Cacau (COFAAA), em Acra, o parlamentar fez um apelo direto às partes interessadas para que apoiem a iniciativa.

Segundo Dr. Jasaw, que também representa o distrito de Wa East pelo Congresso Nacional Democrático (NDC), o setor de cacau de Gana enfrenta desafios que exigem esforços conjuntos e ações coordenadas. Ele defendeu o fortalecimento das cooperativas de produtores como estratégia para aproveitar os programas de apoio implementados pelo governo.

O apoio às cooperativas e à agenda de reforma da COFAAA é crucial para a renovação da indústria cacaueira. O dr. Jasaw, se  comprometeu em colaborar com todas as frentes que impulsionem esse setor vital para a economia.

Ele também reforçou o compromisso do ex-presidente John Dramani Mahama com a transformação do setor, destacando a necessidade de aumentar a produção e melhorar as condições de vida dos agricultores.

A COFAAA foi apresentada com a missão de empoderar os produtores africanos de cacau, defender seus direitos, promover práticas agrícolas sustentáveis e garantir acesso ao mercado e soluções financeiras. A organização almeja elevar a participação da África para 70% da produção global de cacau, assegurando maior reconhecimento e repartição justa dos lucros entre os agricultores do continente.

Entre os objetivos da COFAAA estão ainda o incentivo à cooperação regional, o fortalecimento de pequenos produtores por meio de capacitação, acesso a recursos e defesa de práticas comerciais justas, com foco em maior produtividade e distribuição equitativa de benefícios.

Fonte: Cacau Hoje com informações de Ghana News Agency

Leia mais