Alta no preço do cacau impulsiona alternativas ao chocolate na Europa.
Com os preços do cacau disparando, o ingrediente principal teve aumento de até 300% no atacado em 2024, fabricantes europeus estão apostando em alternativas ao chocolate tradicional. Produtos feitos com sementes de girassol, favas e até cupuaçu estão ganhando espaço no mercado diante do encarecimento do produto original, causado por mudanças climáticas e abandono de lavouras na África Ocidental.
Empresas como a italiana Foreverland e a alemã Planet A Foods desenvolveram substitutos com alfarroba e sementes de girassol, respectivamente, buscando oferecer produtos com textura e sabor semelhantes ao chocolate, mas com custos mais baixos e menor impacto ambiental. No Reino Unido, a startup Nukoko aposta nas favas como base para um pó semelhante ao cacau.
Embora ainda não repliquem com perfeição o sabor do chocolate verdadeiro, essas alternativas apresentam vantagens nutricionais e podem ganhar espaço, especialmente em itens como biscoitos e pipocas com cobertura. No Brasil, o cupulate, derivado do cupuaçu, já é uma aposta regional para substituir o chocolate, embora pouco difundido no varejo nacional.
Fonte: Cacau Hoje com informações de BBC News Brasil
